Conforme prometido, pequena resenha, escrita por mim, desse grande clássico do Thrash Metal!
EXODUS - BONDED BY BLOOD
Para conferir o som da banda: http://www.myspace.com/exodus
Em 1985, o Exodus, um dos grandes pioneiros do Thrash Metal, ao lado de bandas como Metallica, Slayer e Overkill, lança seu maior clássico, e não apenas isso, um dos mais importantes álbuns do estilo, que influenciaria toda a geração seguinte: “Bonded By Blood”.
Paul Baloff (vocal), Gary Holt e Rick Hunolt (guitarras), Rob McKillop (baixo) e Tom Hunting (bateria) foram os responsáveis pela gravação dessa verdadeira pérola, que possui alguns grandes hinos do estilo, como a faixa-título, “Piranha”, ”A Lesson In Violence”, “Metal Command”, entre outras. Algumas músicas inclusive têm a co-autoria do ex-guitarrista da banda e atual Metallica, Kirk Hammett.
A junção dos insanos riffs de guitarra, vocais alucinados de Baloff, cozinha brutal e precisa faz com que esse seja considerado um dos maiores álbuns de Thrash de todos os tempos, responsável por elevar o estilo a outro patamar, mostrando uma sonoridade totalmente inovadora para a época.
A capa do álbum gerou muita polêmica, por mostrar gêmeos siameses, sendo um deles normal e outro com traços “demoníacos”, representando uma estranha união entre o bem e o mal. Após alguns anos, “Bonded By Blood” foi relançado com uma arte gráfica diferente da original.
Em 2008 foi lançada uma regravação do álbum, intitulada “Let There Be Blood”, agora com a atual formação da banda (Rob Dukes no vocal, Gary Holt e Lee Altus nas guitarras, Jack Gibson no baixo e Tom Hunting na bateria) e ótima produção, dando ao play uma roupagem nova e com a qualidade merecida, totalmente brutal!
Abraço a todos!