quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Resenha - Avantasia em SP

ÉPICO. É com essa palavra que inicio minha resenha do show (ou melhor, espetáculo) realizado pelo Avantasia, na última segunda-feira, 13 de Dezembro, em São Paulo, único show no Brasil.


A "Metal Opera" liderada pelo carismático Tobias Sammet já havia passado por aqui em 2008, mas dessa vez tivemos um atrativo especial, que com certeza motivou muito mais headbangers e admiradores da boa música a enfrentarem a chuva e trânsito caótico de São Paulo para chegar ao longínquo e desconhecido
"Centro de Tradições Nordestinas": Michael Kiske, o lendário ex-vocalista do Helloween, marcando seu retorno aos palcos depois de cerca de 18 anos, e pela primeira vez em terras tupiniquins.
Ao lado de Kiske, tivemos as não menos importantes participações de Jørn Lande (Masterplan), Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray), Bob Catley (Magnum) e Amanda Somerville (Aina), além dos instrumentistas Sascha Paeth (Heavens Gate, Aina, Virgo, etc, e também renomado produtor) e Oliver Hartmann (At Vance, possuidor de uma voz fantástica) nas guitarras, Robert Hunecke-Rizzo (Aina) no baixo, Miro Rodenberg (Aina, Kamelot) nos teclados e Felix Bohnke (Edguy) na bateria.


O show teve início às 20h30, com a música Twisted Mind, faixa de abertura do álbum The Scarecrow. Em seguida, a faixa-título do full-lenght citado, que contou com a primeira participação da noite: Jørn Lande adentrou o palco com seus "passos de carangueijo" característicos e sua voz rasgada e devastadora.
Promised Land e Serpents In Paradise vieram logo após, agitando ainda mais o público, que compareceu em bom número ao CTN.


The Story Ain't Over acalmou um pouco os ânimos, contando com Bob Catley dividindo os vocais com Sammet, num belo e emocionante momento. Até que, finalmente, é chegada a hora: Michael Kiske surge na parte superior do palco, para a execução de Reach Out For The Light e a épica The Tower. Que voz!
Impressionante como seu timbre e alcance em quase nada mudaram desde os tempos do Helloween, indiscutivelmente um dos vocalistas mais talentosos da história do Heavy Metal.


A "cereja do bolo" vem em seguida: Kai Hansen, o único convidado que faltava, surge com uma cartola em Death Is Just A Feeling, fazendo os vocais originalmente gravados por Jon Oliva (Savatage). Logo após vieram Lost In Space, In Quest For (com Catley) e Runaway Train (com Catley e Lande). Em Dying For An Angel, as partes gravadas por Klaus Meine (Scorpions) foram cantadas com maestria por Kiske, para então, Tobias deixar o palco e Stargazers ser executada com Lande, Kiske e Hartmann dividindo os vocais, outro ponto alto do espetáculo.


Tobias e Amanda intercalam suas vozes na bela Farewell e The Wicked Symphony encerra a primeira parte do show. Após um breve intervalo a banda retorna, ao som de The Toy Master, novamente com Kai Hansen nos vocais, dessa vez fazendo as partes gravadas por Alice Cooper. Para o encerramento uma trinca matadora: Shelter From The Rain e Avantasia com Kai na guitarra e Tobias / Kiske dividindo as vozes (devo acrescentar que é emocionante ver os ex-companheiros de Helloween lado a lado no palco novamente, depois de tantos anos), fechando com Sign Of The Cross emendada em The Seven Angels (apenas o refrão), com todos os músicos no palco, numa grande festa e celebração ao Heavy Metal.
O único porém fica por conta dos intermináveis discuros do Sr. Sammet, que apesar de cômicos, no geral, de tão longos tornaram-se um pouco chatos e cansativos.


Não há muito mais o que ser dito. Tobias Sammet merece os parabéns por reunir em uma mesma tour tantos músicos talentosos e renomados, sem dúvida foi uma tarefa árdua conciliar a agenda de todos, então meus parabéns para o excelente trabalho dele e toda sua equipe! Mais um espetáculo memorável e épico, que ficará para sempre registrado na memória de cada um que esteve ali presente!


SETLIST
1. Twisted Mind
2. The Scarecrow
3. Promised Land
4. Serpents in Paradise
5. The Story Ain't Over
6. Reach Out for the Light
7. The Tower
8. Death Is Just a Feeling
9. Lost in Space
10. In Quest For
11. Runaway Train
12. Dying for an Angel
13. Stargazers
14. Farewell
15. The Wicked Symphony
-----
16. The Toy Master
17. Shelter From the Rain
18. Avantasia
19. Sign of the Cross / The Seven Angels



2 comentários:

Deze Rezende disse...

Ótima resenha.
O show foi maravilhoso, tirando a péssima localização do CTN, a chuva, e por ser uma segunda-feira hehe, além de uma certa desorganização, mas o show em sim foi perfeito.
Minhas partes favoritas foram as músicas do Kai Hansen.
Meu noivo fez uma resenha no meu blog sobre o show também.
Dá uma olhada, e se curtir comenta :)
http://culturefreake.blogspot.com/2010/12/resenha-show-avantasia-no-ctn-sao-paulo.html

Beijos
Deze
http://culturefreake.blogspot.com/

Dayane disse...

Uma segunda chuvosa em lugar tenebroso (CTN) - Péssima localização......Para um grande espetaculo - o Show do Avantasia compensou tudo o que os roqueiros sofreram para chegar ate o local!!!!!

Um grande espetaculos, grandes músicos, otimos vocalistas!!

Um show bem bacana e diferencial \../

A resenha esta excelente bem detalhada....Não esquecendo de nenhum detalhe ^^

Destaques para:
The Scarecrow
Serpents in paradise
The tower

Beijos e parabens novamente

O unico problema do show eh que ele fala demais .....kkkkkkkkkk ;)