terça-feira, 9 de novembro de 2010

Resenha - Fúria Festival (Sepultura e Andre Matos)

Salve metalheads!
Hoje, com um bocado de atraso, trago a vocês minha resenha desse evento fantástico que ocorreu em Sampa no mês passado, contando com as bandas Sepultura, Andre Matos e Aygan. Confiram!



No dia 17/10, Sepultura e Andre Matos se apresentaram no HSBC Brasil, em São Paulo, com a abertura da banda Aygan, comemorando seus 25 anos de estrada.

O evento, que teve uma bela divulgação e organização exemplar, começou às 18h em ponto, conforme divulgado, com o Aygan (http://www.myspace.com/aygan) sendo o primeiro a subir no palco. Com fortes doses de Prog Metal e Hard Rock, o quinteto formado por Marcelo Lane (vocal e guitarra), Rodrigo Curvo (guitarra), Bruno Vellutini (baixo) e Vitor Rodrigues (bateria) empolgou parte do público presente, divulgando seu mais novo trabalho, "Plastic CIty". Além de músicas próprias, fizeram também uma boa versão para "Symphony Of Destruction", clássico do Megadeth.


Em seguida foi a vez do maestro do metal, Andre Matos, mostrar seu Power Metal sempre preciso e eficiente, acompanhado por Hugo Mariutti e André "Zaza" Hernandes (guitarras), Bruno Ladislau (contra-baixo, curiosamente apelidado de "Judas"), Fábio Ribeiro (teclados) e Eloy Casagrande (bateria). Divulgando seu mais novo álbum, "Mentalize", o cantor abriu o espetáculo com "Leading On" e "I Will Return", ambas do novo trabalho. O setlist foi composto por sons como "Rio", "Mentalize", "How Long", "Fairy Tale", "The Myriad" (uma das surpresas da noite, tocada pela primeira vez na tour) entre outras. Os pontos altos da noite ficaram por conta da belíssima semi-balada "Reason" (Shaman), a rápida e enérgica "Prelude To Oblivion" (Viper, ápice da apresentação para esse que vos fala, provando que a voz de Matos continua em ótima forma) e a participação mais do que especial do eterno baixista Luís Mariutti, que executou "Lisbon", "Holy Land", "Carry On" e o grande encerramento com "Endeavour"  (onde os músicos deixam o palco, um a um, até restar apenas Andre e seu teclado) ao lado de sua antiga banda. Inclusive, a canção final foi tocada com os 2 baixistas no palco, cena marcante!


Encerrada a ótima apresentação de Andre Matos, era preparado o terreno para a destruição sonora do Sepultura, maior banda de metal extremo da história do nosso país.


A banda, atualmente formada por Derrick Green (vocal), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto (baixo) e Jean Dolabella (bateria) iniciou o caos com a porrada "Arise", colocando a casa abaixo. Em cerca de 1h30 de show, foram abordadas todas as fases da carreira do grupo, passando por clássicos como "Troops Of Doom", "Dead Embryonic Cells", "Slave New World", "Territory", "Amen", "Refuse/Resist", até músicas da "era Derrick", como "Sepulnation", "What I Do!", "Choke", "Convicted In Life", etc.
Apresentada por Derrick como uma música "bem lado-B", foi tocada "Meaningless Movements", grande surpresa do set, ao lado do cover "Polícia", dos Titãs. A banda ainda aproveitou para apresentar uma música nova, ainda sem título e sem letra completa, que estará no próximo álbum. "New Song" agradou bastante, mostrando riffs que em muito lembram a saudosa época de "Beneath The Remains" e "Arise". O encerramento ficou por conta de "Ratamahatta" e a sempre presente "Roots Bloody Roots", mostrando uma banda impecável e ainda muito forte ao vivo.


O saldo final foi mais do que positivo!
Minha única ressalva fica por conta do público: RIDÍCULO, em bom português.
Não havia sequer 700 headbangers no local, sendo que a casa abriga até 4.400 pessoas. O motivo? Talvez a proximidade com outros shows grandes, talvez pelo preço dos ingressos... difícil dizer, mas foi uma vergonha, devido à magnitude do evento. Pelo menos, os poucos presentes representaram bem!
Finalizando, meus sinceros parabéns à produção, como dito no início do texto, exemplar e muitíssimo competente, cumprindo os horários rigorosamente! E claro, parabéns às bandas, completando 25 anos do mais puro Heavy Metal nacional!

Vídeos do show:

Andre Matos - Prelude To Oblivion (Viper)




Sepultura - Dead Embryonic Cells



Em breve resenha do show do Halford em SP!

3 comentários:

Marabiza disse...

Caramba...Show muito bem resenhado, que deu até um arrependiment ode não ter ido assisitr hehe, estou surpreendido, o Bruno Ladislau assumiu os graves da carreria do ANdré Matos agora? Esse cara simplesmente destrói tudo!!!! Se isso de fato aconteceu estou felizaço por ele, muito mais do que mrecido embarcar em uma carreira promissora neste universo!!! Estou bem curioso com o "new song", porque se eles conseguiram resgatar o que fizeram no Beneath the Remains já me despertou uma enorme curiosidade, vamos agora aguardar por mais novidades, e esta banda de abertura também vou separar um tempo pra pesquisar pra ter uma noção do que os caras fazem!

Sem demais agora, fica os meus parabéns pela resenha ALexandre, muito atento a detalhes importantíssimos a serem ressaltados e um ponto de vista digno de um headbanger de verdade com relação aos comentários sobre as músicas, público e afins!!!! Um grande abraç oe muito sucesso a oseu blog!!!

Dayane disse...

Noooooooossa eu lendo sua resenha....estou revendo cada momento, cada instante do show...que foi lindooo *-* rsrs
MAs falando serio ....resenha muito bem feita com cada detalhe, cada ponto forte e marcante.....esse show foi muito bom mesmo....Memoravel...
Um show que valeu MUITOOOOO!!!!
Digo ate que unico!!

Parabéns pela materia....o detalhe do atraso compensou td, pela qualidade da resenha uhauhaauhaahuaha ...

Beijos!!!!!!!!!!

Cantarelli disse...

Realmente, o público deixou e MUITO a desejar. Engraçado é ver os tais "fãs" reclamando via orkut, facebook ou até mesmo 'xingando muito no twitter', com a falta de shows e apoio da cena nacional. Na hora que é necessário, ninguém tira seu fétido 'popô' da cadeira para comparecer a um evento desse porte.

No mais, ótima resenha!

Um grande abraço!