quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Resenha - Raven e Steve Grimmett (Grim Reaper) em São Paulo!

Saudações!
Esse post é pra quem aprecia a verdadeira essência do Heavy Metal clássico! No último sábado estive presente no show de 2 lendas do saudoso metal britânico, e trago a vocês a resenha desse evento, espero que gostem!


Uma verdadeira celebração à NWOBHM em São Paulo! Assim podemos definir a primeira edição do Metal Attack, que aconteceu no Carioca Club, em Pinheiros, contando com as ilustres presenças das lendas Raven e Steve Grimmett (eterno vocalista do Grim Reaper).


Com um atraso de aproximadamente 40 minutos, o primeiro a subir ao palco é o carismático Steve Grimmett, que assim como em sua passagem anterior pelo Brasil, contou com músicos brasileiros em sua banda de apoio. A noite iniciou-se com a fantástica dobradinha "Rock You To Hell" e "Night Of The Vampire", levando à loucura muitos saudosistas e fãs do Heavy Metal clássico. Dalí em diante foi um petardo atrás do outro, num repertório 100% composto por músicas do Grim Reaper (que, inclusive, foi idêntico ao apresentado ano passado, no Inferno Club, também em SP), como "Wrath Of The Ripper", "Fear No Evil", "Liar", "All Hell Let Loose", "Matter Of Time", "Final Scream", entre outras. Após pouco mais de 1h de show, havia apenas uma música capaz de encerrar essa apresentação: "See You In Hell", maior clássico da banda inglesa, que teve seu refrão bradado por todos ali presentes.

Houveram alguns pequenos erros, tanto da parte da banda como do próprio Grimmett, que infelizmente não mais possui aquela potência e alcance impressionantes de outrora, mas ainda segura a barra muito bem, e seu carisma e simpatia com o público são impagáveis! Sem dúvidas um show memorável, mas o melhor ainda estava por vir...


A ansiedade para o show do Raven era grande, e já tomava conta de todo o recinto. O "power trio", formado em 1974, foi um dos pioneiros desse movimento intitulado New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), mas mesmo com tantos anos de estrada, faria naquele momento sua primeira apresentação no Brasil.


Por volta das 21h20, o palco é tomado pelos insanos irmãos John e Mark Gallagher (baixista/vocalista e guitarrista, respectivamente), além do baterista Joe Hasselvander. "Take Control" deu início ao espetáculo, seguida por "Live At The Inferno" e "All For One". É impressionante a energia e garra que esses senhores possuem, despejando aos sedentos metalheads clássicos como "Rock Until You Drop", "Faster Than The Speed Of Light", "Speed Of The Reflex", "Mind Over Metal" e outras, além de composições mais recentes, "Breaking You Down" e "Long Days Journey".O único porém, em minha opinião, fica para os longos solos de baixo (que foram 2) e guitarra, que apesar de executados com maestria, esfriaram um pouco o clima. Porém, nada que ofuscasse a brilhante apresentação. Durante o bis, mais um momento marcante: a banda executa um medley com "Break The Chain", interligada a trechos de clássicos como "Symptom Of The Universe" (Black Sabbath), etc, quando Steve Grimmett é convidado a juntar-se ao Raven na execução da explosiva "Born To Be Wild", do Steppenwolf. Momento histórico!


"Break The Chain" é retomada e encerra o medley, com a banda deixando o palco, totalmente ovacionada pelo público. As portas do Carioca Club se abrem, indicando o término do show, porém a banda retorna ao palco para executar o último som da noite, a agitada "Crash Bang Wallop". Durante essa música ocorre um fato vergonhoso: as cortinas começam a se fechar com a banda ainda tocando! O motivo seria a pressa da casa em encerrar, pois haveria um evento de pagode logo após. Ridículo!


O show se encerra às 23h em ponto, após 2 apresentações fantásticas de grandes lendas do Heavy Metal britânico. Não há palavras para descrever um evento dessa magnitude, a importância de uma "celebração metálica" como essa! É uma pena que a maioria não entenda isso, o verdadeiro espírito do Metal!
E que venha o próximo Metal Attack, nós headbangers agradecemos!


SETLIST

Steve Grimmett
1.  Rock You To Hell
2.  Night Of The Vampire
3.  Lust For Freedom
4.  Wrath Of The Ripper
5.  Liar
6.  Fear No Evil
7.  Never Coming Back
8.  Rock Me 'Til I Die
9.  All Hell Let Loose
10. Now Or Never
11. Lay It On The Line
12. Matter Of Time
-------

13. Final Scream
14. See You In Hell


Raven
1. Take Control
2. Live At The Inferno
4. All For One
5. Breaking You Down
6. Rock Until You Drop
7. Solo Guitarra

8. Speed Of The Reflex / Run Silent, Run Deep / Mind Over Metal
9. Long Days Journey
10. Faster Than The Speed Of Light
11. On And On
12. Don´t Need Your Money
-------

13. Solo Baixo
14. Break the Chain / Roadhouse Blues / Born To Be Wild (c/ Steve Grimmett) / Symptom Of The Universe / Break The Chain (reprise)
15. Crash Bang Wallop

5 comentários:

Anônimo disse...

Segue videos do show do Raven
http://www.youtube.com/topo2010

Abcs,

Cantarelli disse...

rapaz, uma verdadeira aula de nostalgia, creio eu. Não conheço nenhum dos citados, mas pelo o que o Sr. escreve, não tenho dúvidas de que tenha sido fudidamente foda!

Abraços

Dayane disse...

\o/ Essas bandas sinceramente conheci 3 dias antes do show - Obviamente já havia escutado o Prof de Rock Alexandre comentar (e mto bem delas), porém só parei para escutar com mais atenção 3 dias antes.....
Gostei mto do som deles e já fiquei ansiosa para o show - que por sinal superou minhas expectativas....
Presença de palco incrivel, os caras mandam mto..

Valeu muito a pena \o/

Só me arrependo de uma coisa......não ter conhecido melhor a banda antes

Beijos Alê, mais uma vez parabens pela resenha!!!!

E viva o Rock preto......

Marabiza disse...

Esse eu perdi mesmo, uma incrível pena!! Mesm com os erros do Steve e tudo mais, é tudo culpa de Darwin e sua teoria evolucionista xD o Repertório do Steve realmente destruiu, tocou praticamente todas as minhas preferidas, com excessão das músicas do Rock you to Hell que não conheço, mas praticamente o Fear no Evil inteiro rolou, mito bom mesmo!!!

O Raven eu não conheço, mas por ter sido a atração principal eu já estou achando q deve ser uma banda muito boa, e acho que todos esses espetáculos com relação as covers e duetos com o Steve me deixaram bem instigado!!! A foto do guitar e bass dando uma pancadinha um no instrumento do outro ficou muit ofoda!! Quero fazer isso algum dia ainda UAHUuahU

Que venham próximos, e se possível, q o Steve ainda por cima volte pra cá!!!! o/

Ótima resenha Alexandre, muito boa memso, é isso aí cara!!!

Carlos Eduardo disse...

Tive o prazer de ver o Steve pela segunda vez e estou bem contente... Apesar de ter sido inferior ao show no Inferno Club, Grimmett é Grimmett... Estranho o pessoalzinho do metal não conhecer Grim Reaper. Escutem menos Iron Maiden e procurem conhecer outras bandas da NBOBHM.
O show do Raven foi cheio de energia, mas não curti muito... Esperava mais... Os solos muito bem executados, mas CHATOS PRA CARALHO!

Mas o evento deve ser sempre repetido, pois isso mostra a força do heavy metal!