quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sanctuary (USA)

Salve headbangers!
Hoje temos uma matéria muito legal sobre o saudoso e espetacular Sanctuary, uma das minhas bandas favoritas, e uma das mais injustiçadas do metal norte-americano, que infelizmente ficou, de certa forma, esquecida no tempo.




Seattle é mundialmente conhecida como o berço do movimento grunge. Mas engana-se quem pensa que apenas de Nirvana e derivados vive a cidade, afinal temos grandes bandas de Heavy Metal oriundas da mesma, como Queensrÿche, Metal Church, e nossa banda de hoje, o Sanctuary.
Formada em 1985 por Warrel Dane (ex-Serpent’s Knight) nos vocais, Lenny Rutledge e Sean Blosl nas guitarras, Jim Sheppard (ex-Sleze, banda glam que tinha como vocalista Layne Staley, futuro integrante do Alice In Chains) no baixo e Dave Budbill na bateria, o Sanctuary apresentava um som Heavy Metal em sua essência, com leves influências de Power e Thrash, sempre com linhas instrumentais bem trabalhadas e precisas, além dos vocais agressivos e/ou extremamente agudos de Dane.
Em 1986, gravam sua primeira demo, e logo após lançam um split ao lado da banda Fifth Angel. Finalmente, em 1987, lançam seu primeiro full-lenght, intitulado “Refuge Denied”, produzido por ninguém menos que Dave Mustaine, líder do Megadeth (que também gravou o solo inicial da música “White Rabbit”, cover do Jefferson Airplane). Destaque para as faixas “Battle Angels”, “Die For My Sins”, “Termination Force” e ”Sanctuary”, que mostram todo o poder de fogo do grupo.
Com a ótima repercussão de seus trabalhos, a banda faz shows ao lado de nomes já consagrados na cena, como Warlock e Megadeth.

“Into The Mirror Black”, segundo álbum do quinteto, é lançado em 1990, mostrando uma clara evolução no grupo, tanto tecnicamente quanto no quesito “maturidade musical”. Gravam também um clipe para a música “Future Tense”, e o mesmo é altamente veiculado no programa Headbangers Ball, da MTV americana.
Após o lançamento do play, o Sanctuary sai em turnê pelos Estados Unidos com as bandas Death Angel e Forbidden, onde é gravado o EP “Into The Mirror Live / Black Reflections”, registro contendo 5 músicas ao vivo e a versão de estúdio de “Future Tense”.
Durante a tour, o guitarrista Sean Blosl deixa o grupo, e em seu lugar entra o prodígio Jeff Loomis, que ainda jovem já mostrava uma enorme potencial nas 6 cordas.
Os atritos internos surgem em 1991, onde gravadora e alguns integrantes optam por mudar a sonoridade do grupo, aderindo à moda grunge da época. Insatisfeitos, Dane, Sheppard e Loomis deixam a banda para formar o Nevermore. Com isso, o Sanctuary encerra suas atividades.
Em 2010, o vocalista Warrel Dane anuncia o retorno do banda, ainda com sua formação sendo um mistério, para a gravação de um novo álbum. Quem viver, verá!


Myspace (não-oficial): http://www.myspace.com/sanctuaryfans

Future Tense (Video-Clip)


Battle Angels



Espero que tenham gostado!
Grande abraço!

3 comentários:

Cantarelli disse...

Sanctuary, precurssora do Nevermore.
Excelente banda, chutadora de ânus alheios!

Warrel Dane semrpe genial.

Unknown disse...

Detalhe para essa franginha do Warrel muito engraçado bem foda esse clip a banda é foda curto muito jeff lomis tenho o cara como um verdadeiro guitar hero.

Dayane disse...

Sem comentarios para eles.....realmente uma banda injustiçada!!!!
Mas fazer o que......O som deles eh muito bem trabalhado e quanto ao Warrel.......vocal sem comentários!!!!
Parabéns pela matéria!!!
Beeeeeeijos!!!!♣